segunda-feira, maio 23

Uma febre chamada Twitter: dicas e informações


No dia 25 de setembro de 2007, eu me deparei com um site que aos poucos ganhava vários usuários, e ainda dava os seus primeiros passos. A idéia, era ser um “mini-blog” em que as pessoas compartilhariam seu dia-a-dia. Seu nome era Twitter.
No primeiro momento, assim como a grande maioria das pessoas, eu achei um serviço besta. Quem iria se importar em acompanhar o meu dia? Depois de “seguir” algumas pessoas, eu vi que a coisa viciava. Passadas algumas semanas, eu acabei me afastando um pouco de tudo que era virtual, e esqueci o Twitter. No começo desse ano, voltei a ler alguns blogs e vi que o antes pequeno Twitter, agora tinha muita gente, e o mais curioso, muitos brasileiros. Voltei.
Atualmente, acho difícil alguém que visita esse blog não saber do que se trata o Twitter, já que ele já foi até capa da revista Época. Mas para esses poucos que não sabem do que se trata, é uma plataforma de “microblogging”, onde você realiza atualizações, utilizando para isso até 140 caracteres. Parece pouco, mas digamos que seja, o suficiente.

Twitter x Blogs

Mas para que ter o Twitter, se já tenho um blog? Simples, é muito mais fácil escrever 140 caracteres do que um post como esse. Logo, muita coisa que você acha interessante, pode ser colocada no Twitter ao invés de ganhar um post no seu blog.
Além disso, nem todo mundo que utiliza o Twitter, tem um blog, surgindo um outro fator diferenciado do Twitter: ele é um relato da vida real. Ao contrário dos blogs, nele você percebe que do outro lado tem uma pessoa idêntica a você, que passa situações do dia-a-dia iguais às suas.

Atualizando o seu Twitter

Uma coisa tão dinâmica, tem que ter uma maneira simples e “móvel” de atualizar, não concorda? Pois é, nem sempre você está na frente do computador para atualizar o que está fazendo, aí que entra outro motivo porque o Twitter está dando certo, as maneiras de atualizar.

Aposto que você tem um celular capaz de mandar emails ou acessar a internet (tendo em vista que você está em um blog de tecnologia), pois é, isso é o suficiente para você atualizar seu Twitter.
Depois que comprei o meu iPhone, voltei a atualizar o serviço com uma certa frequencia, e o melhor, agora posso postar fotos e minha localização geográfica direto do celular (obviamente seu celular tem que ter GPS), isso tudo é possível, graças a outros sites que surgiram e cresceram à sombra do Twitter. Antes de falar desses serviços, deixo a dica que se vocês procuram um aplicativo do iPhone, sem dúvidas o melhor é o Tweetie.

O “serviços anexos”

No quesito fotos, o mais popular é o Twitpic. Ele é uma espécie de Flickr do Twitter. No caso do iPhone, vários aplicativos tiram as fotos com a câmera do celular, enviam para o Twitpic e já postam o link na sua atualização do Twitter.

Quando o assunto é localização geográfica, a maioria dos aplicativos, utiliza o Google Maps.
Uma outra coisa muito utilizada na “Twitosfera” são os site que encurtam URL , já que alguns links podem ultrapassar os 140 caracteres. Existem diversas opções, o que eu conheci primeiro foi o TinyURL, mas atualmente utilizo o is.gd, e a alternativa mais utilizada pelos brasileiros em geral, é o migre.me.
Uma vantagem do migre.me é que ele te dá acesso a uma estatística de quantas pessoas visitaram o seu link, sendo interessante para avaliar não só a sua “popularidade“, mas o grau de interesse que desperta nos demais usuários.

Algumas dicas

Para quem é novo nesse mundo, fica abaixo algumas dicas:
  • #topicos: tudo o que inicia com #, indica um tópico ou tema que está em discussão no momento.
  • @usuario: quando você quiser mandar um recado direto para um determinado usuário, você deve utilizar @ e o nome do usuário. O Twitter identifica tal sinal como uma resposta ao usuário.
  • RT: quando você vê uma atualização que acha merecer ser propagada, utilize o RT (retweet) e coloque a mensagem que você recebeu.
  • Mensagens Diretas: As Direct Messages, são espécies de email com 140 caracteres, e só o usuário que você enviou, irá ler, ao contrário dos @reply, que todo mundo irá ler.
Para finalizar, o Twitter assim como toda rede social, é baseado na sua participação. Portanto, o meio mais rápido de se “popularizar” e garantir que sua palavra seja espalhada para um grande número de pessoas, atualize de maneira constante, e com temas que você julgue interessante para os seus seguidores.
Além disso, participe de discussões ativas, usando e abusando dos # e @. Uma última dica, é não seguir milhares de pessoas, é melhor seguir efetivamente um número menor de usuários, do que não seguir milhares de pessoas e não acompanhar o que elas tem a dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário