quarta-feira, abril 27

DEU NO TWITTER: Leia a entrevista que dei (@Augustocury) para o @programaei e saiba mais sobre este maravilhoso programa. A Programa Escola da Inteligência, Acompanhe"

 

O Programa Escola da Inteligência foi elaborado pelo renomado psiquiatra, pesquisador
e escritor Dr. Augusto Cury. Tem mais de 25 livros, como O Futuro da Humanidade, Mentes Brilhantes-Mentes Treinadas, O Código da Inteligência, Pais Brilhantes x Professores Fascinantes, Inteligência Multifocal, entre outros.  Reconhecido mundialmente. Publicado em mais de 50 países, é considerado um dos autores mais lidos da ultima década no Brasil, com mais de 12 milhões de exemplares vendidos.  Seu livro “O Vendedor de Sonhos” recebeu na China o prêmio de livro de ficção do ano.
O Programa Escola da Inteligência desenvolvido pelo Dr. Augusto Cury é aplicado por uma equipe multidisciplinar altamente especializada. Sendo específico para instituições de ensino, bem como Secretarias Municipais de Educação. 
Abaixo temos algumas perguntas respondidas pelo idealizador do programa o Dr. Augusto Cury que poderão esclarecer um pouco mais sobre este maravilhoso empreendimento para a educação do nosso país.

O que é a Escola da Inteligência?
A Escola da Inteligência é um programa de desenvolvimento psicológico, comportamental e emocional que se fundamenta na teoria da Inteligência Multifocal, embora haja apoio de outras teorias psicológicas e pedagógicas. Portanto, é um programa exclusivo e original que envolve professores, pais e alunos. Embora esse programa envolva as funções mais complexas da inteligência, ele foi elaborado de maneira aplicável, com resultados que nos comovem. Deve ser introduzido na grade curricular em uma aula por semana. O programa contempla alunos, em especial do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. É constituído de material apostilado, vídeos, CDs. Os professores recebem notória capacitação para aplicar o programa pela equipe da Escola da Inteligência, além de um curso sobre os Hábitos dos Professores Brilhantes. Estamos jubilosos porque os pais dos alunos são envolvidos no programa. Todos eles recebem um curso ministrado por mim via CD, DVD ou EAD (ensino a distância), onde abordo ferramentas para uma educação que prepara para vida.

Quais as razões para existir a Escola da Inteligência?
Durante mais de 25 anos desenvolvi a teoria da Inteligência Multifocal que hoje é objeto de especialização de algumas faculdades e mestrado internacional, além de ser usado como referência em teses de mestrado e doutorado. A teoria busca o entendimento da construção de pensamentos e a formação de pensadores. Tem me assombrado o adoecimento da sociedade  moderna no auge da indústria de entretenimento. Intriga-me estarmos na era da democratização do conhecimento e, mesmo assim, estamos produzindo uma geração de repetidores de ideias e não pensadores.  Os transtornos emocionais atingem 50% da população mundial, ou seja, mais de três bilhões de pessoas. Segundo OMS a depressão nos próximos anos tornar-se-á a doença mais comum do mundo. Se considerarmos a Síndrome do Pensamento Acelerado- SPA, que tive o privilégio de descobrir vamos perceber que o quadro torna-se mais grave. Pensar com inteligência é ótimo, mas pensar excessivamente e aceleradamente leva a um desgaste do córtex cerebral que produz dores de cabeça, dores musculares, irritabilidade, fadiga excessiva, sofrimento por antecipação, esquecimento e uma serie de outros sintomas. Raros são os
profissionais, bem como pais e professores e alunos que escapam dos tentáculos da SPA.Estamos produzindo uma geração de jovens ansiosos, frágeis e que são vítimas do consumismo sem limites e não autores da sua própria história. Muitos estão alienados, agressivos, ansiosos, não sabem se colocar no lugar dos outros e pensar antes de reagir. Professores por sua vez estão desmotivados e doentes emocionalmente. São heróis tombados na sala de aula, com péssima qualidade de vida. São cozinheiros do conhecimento, mas preparam o alimento para uma platéia sem apetite intelectual. E os pais? Estão atolados de atividades, com excesso de compromisso, sem habilidade para proteger sua emoção e cuidar da sua qualidade de vida. Como cuidarão bem dos seus filhos se não gerenciam sua agenda, se são carrascos de si mesmos, se não tem tempo para investir em seus sonhos, sono, finais de semana?  Não poucos deles têm delegado a educação dos seus filhos às escolas. Por isso, o programa Escola da Inteligência visa atender às necessidades desses três pilares, pais, professores e alunos, dando um apoio direto às escolas públicas e particulares em suas necessidades.

Quais são os objetivos dela?
A Escola da Inteligência tem grandes objetivos. Sua tarefa magna é contribuir com pais e professores na formação de pensadores que sejam autores da sua própria história, a formação de atores mais saudáveis emocionalmente, intelectualmente e socialmente, uma geração mais preparada para atender as necessidades do mercado de trabalho e das dificuldades desse século. Ela tem 4 grandes pilares principais: Estimular o desenvolvimento das funções complexas da inteligência como: educar e proteger a emoção, pensar antes de reagir, se colocar no lugar dos outros, expor e não impor as ideias, trabalhar perdas e frustrações, desenvolver pensamento abstrato, raciocínio esquemático, capacidade de interpretar textos, criatividade, espírito empreendedor, gerenciar pensamentos, entre outras. Estimular o desenvolvimento do ser humano como ator social: perseverança, determinação, honestidade, resiliência, solidariedade, generosidade, altruísmo,  entre outros. Fornecer ferramentas para a promoção da saúde emocional: contribuir para prevenir Bullying, fobias, ansiedades, uso de drogas, agressividade, consumismo, entre outros. Colaborar com as relações intrapessoais e interpessoais: desenvolvimento da afetividade, sensibilidade, diálogo entre pais e filhos e entre professores e alunos, pensamento como espécie e não apenas como grupo social com finalidade de construirmos uma sociedade mais humana, solidária e saudável. Ao observar os objetivos do programa Escola da Inteligência é possível concluir que muitos de nós não temos 10% dessas complexas funções da inteligência trabalhadas em nosso psiquismo. Por exemplo, onde se aprende a proteger a emoção? Que universidade se fala sobre isso? Que grupo social a descobriu como seu tesouro? Eu já tratei de pessoas muito ricas e famosas, mas vi muitos miseráveis morando em palácios. Tiveram sucesso financeiro e social, mas não aprenderam a proteger a emoção e nem muito menos contemplar o belo. Uma pessoa
verdadeiramente rica do ponto de vista psiquiátrico e psicológico é quem faz muito do pouco, ou seja, quem faz das pequenas coisas um espetáculo aos olhos. Uma pessoa miserável emocionalmente precisa de grandes aplausos, sucessos e reconhecimentos para ter migalhas de prazer. 

Quais estão sendo os resultados?
Os resultados estão nos sensibilizando e por vezes nos levam as lágrimas. As escolas e prefeituras que aplicam o programa conseguem perceber a grande contribuição que tem ocorrido para a formação de pensadores humanistas e líderes sociais, com mudanças profundas no comportamento de alunos, com redução da violência e maior interesse pela leitura e estudo. Segundo relatos, alunos e professores têm conseguido superar seus traumas, aprendendo, como disse, a serem autores da sua própria história, vencendo a timidez, diminuindo sua ansiedade e estresse. Os pais têm conseguido conquistar seus filhos através da utilização das ferramentas que explicito nos cursos.

Quais os objetivos futuros?
Felizes com os resultados alcançados e animados pelo fato de vários países estarem desejosos em aplicar a Escola da Inteligência, estamos expandindo o programa para que num futuro breve ele também contemple alunos do ensino infantil, médio e universitário.  Há duas maneiras de se fazer uma fogueira, uma com madeira seca e outra com sementes. Muitos preferem a madeira seca, pois os resultados ocorrem em minutos, mas rapidamente a madeira se acaba e o frio retorna. Nós preferimos as sementes, pois elas produzem uma floresta e nunca vai nos faltar madeira para nos aquecer.

http://www.escolainteligencia.com.br/blog/nossa-preocupacao/entrevista-com-dr-augusto-cury/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário